Voltar

03 de Maio 2021

Curso de cirurgia mamária no IPO Lisboa

Curso teórico-prático de cirurgia da mama para médicos internos, dias 10 e 11 de maio. Uma formação da Sociedade Portuguesa de Cirurgia com a marca IPO Lisboa.

Dias 10 e 11 de maio, realiza-se no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) o «Curso Teórico-Prático de Cirurgia da Mama», uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Cirurgia (SPC) para médicos internos da especialidade de vários hospitais do país.

 

Durante a formação, organizada por Catarina Rodrigues dos Santos, cirurgiã no IPO Lisboa e professora de Cirurgia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, os trinta formandos inscritos terão oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos, estudar casos clínicos reais, argumentar decisões cirúrgicas, discutir problemas e complicações comuns e planear e observar cirurgias de mama realizadas no Bloco Operatório, com transmissão em direto para o anfiteatro.

«Com esta formação, pretendemos partilhar a nossa visão integrada do tratamento das patologias da mama, nomeadamente do cancro da mama, de acordo com a prática multidisciplinar que caracteriza o IPO Lisboa», afirma Catarina Rodrigues dos Santos.

 

Se é verdade que cada cirurgia se destina a um doente específico e único, também é certo que as decisões sobre cada doente são tomadas em grupos multidisciplinares: «As decisões e opções cirúrgicas são tomadas num contexto clínico que integra várias especialidades, nomeadamente radiologia, oncologia médica, radioterapia, anatomia patológica, e dependem ainda do suporte e acompanhamento de enfermeiros e outros técnicos especialistas dedicados a esta área», explica a médica do IPO.

 

Para organizar este curso, Catarina Rodrigues do Santos trabalhou em estreita colaboração com Teresa Santos, médica do Serviço de Cirurgia do Centro Hospitalar entre Douro e Vouga; com a equipa de cirurgia geral do IPO Lisboa, nomeadamente com os cirurgiões da mama Cristina Costa, João Vargas Moniz e Rodrigo Oom, e com o coordenador da Radiologia Mamária do Instituto, José Carlos Marques.

 

Nos dois dias da formação estarão presentes outros cirurgiões do IPO Lisboa e também médicos de outras especialidades envolvidas no tratamento dos doentes com cancro da mama, com quem os formandos poderão contactar e partilhar experiências.

 

Programa «Curso Teórico-Prático de Cirurgia da Mama»

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies