04 de Outubro 2023

Curso Básico de Cuidados Paliativos arranca a 13 de outubro

​​​Formação divide-se por quatro dias, tem a duração de 27 horas, e decorre de forma presencial no Auditório da Escola de Enfermagem e na Sala de formação - Centro de Formação.

O aumento da esperança média de vida e os avanços na Medicina levaram a um aumento do número de utentes com doença incurável e avançada (oncológica e não oncológica) que carecem de cuidados paliativos. Todas as equipas de saúde devem desenvolver competências para dar resposta ativa e adequada a estes doentes. Surge assim o Curso Básico de Cuidados Paliativos que está agendado para os dias 13, 20 e 27 de outubro e 3 de novembro.

Segundo a organização, o confronto com esta realidade tem vindo a gerar necessidades formativas dentro das equipas de saúde nos diferentes contextos de cuidados (hospitalares e comunitários), na busca do desenvolvimento de competências na identificação e gestão das necessidades paliativas não complexas.

Esta formação que se divide por quatro dias, tem a duração de 27 horas, e decorre de forma presencial no Auditório da Escola de Enfermagem e na Sala de formação – Centro de Formação.

A equipa de formadores é constituída, na sua maioria, por elementos da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) e da Unidade de Assistência Domiciliária (UAD) do IPO Lisboa e ainda da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos – ECSCP de Lisboa Central –, todos com competências técnico-científicas e de prática assistencial nesta área de intervenção.

O objetivo é fornecer conhecimentos científicos e técnicos atualizados sobre a prestação de cuidados paliativos ao doente crónico oncológico e não oncológico, bem como ajudar a compreender a problemática sobre cuidados integrados e coordenação de cuidados nos diferentes contextos de cuidados do SNS.

Os destinatários são médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos e nutricionistas a desempenhar funções no IPO Lisboa ou ACES Lisboa Central.

Consulte o programa

Inscreva-se aqui