Back

23 de Março 2022

Colocação de cateteres venosos centrais

O IPO Lisboa vai realizar um curso teórico-prático sobre colocação ecoguiada de cateteres venosos centrais com reservatório no dia 8 de abril. Formação aberta a 15 participantes.

A Unidade de Cateteres do Serviço de Cirurgia Geral e a Equipa Multidisciplinar de Acessos Vasculares (EMAV) do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) vão realizar a 8 de abril um curso de colocação ecoguiada de cateteres venosos centrais com reservatório.

 

O curso será dividido numa parte teórica, a realizar no anfiteatro do IPO Lisboa, e numa componente prática, com modelos, que irá decorrer no Serviço de Cirurgia Geral. A formação, apoiada pela Associação Portuguesa de Acessos Vasculares (APOAVA), destina-se a médicos internos e especialistas do Instituto, e outras instituições, das diferentes áreas que recorrem a esta prática (como Cirurgia Geral, Medicina Interna, Anestesia, Cirurgia Pediátrica, Pediatria, Hematologia, entre outros) e terá, no máximo, 15 participantes.

 

De acordo com o médico Rodrigo Oom, do Serviço de Cirurgia Geral, “a colocação de cateteres venosos centrais com reservatório é fundamental em todos os centros hospitalares com tratamento em oncologia e, actualmente, a utilização da ecografia é essencial e recomendada por todas as ‘guidelines’ internacionais”.

 

“A Unidade de Cateteres do IPO Lisboa é pioneira a nível nacional nesta abordagem e tem talvez o maior número de doentes submetido a este procedimento no país”, prossegue o especialista do IPO Lisboa.

 

Consulte aqui o programa.

Nota: já não é possível fazer inscrições pois foi atingido o número máximo de participantes.