23 de Fevereiro 2022
O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, celebrou eucaristia destinada aos profissionais do IPO Lisboa com mensagem de esperança.
O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, celebrou esta quarta-feira (23 de fevereiro) uma missa destinada aos profissionais do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa).
Na homilia, D. Manuel Clemente elogiou o trabalho dos profissionais lembrando os constrangimentos causados pela COVID-19. “Todos nós apanhados pela pandemia tivemos de cumprir as agendas de outra maneira”, disse, acrescentando que, por vezes, “é nas circunstâncias mais imprevistas que as coisas acabam por correr melhor”.
Com a Capela, no 7º piso do edifício principal quase lotada, o patriarca apelou à “abertura do coração”, lembrando que há muitas pessoas que mesmo não sendo crentes estão “motivadas para fazer o bem”. “Ninguém que faça o que nós fazemos está contra nós”, disse, terminando com um apelo de “coragem”.
Antes da celebração, D. Manuel Clemente foi recebido pelo Conselho de Administração do IPO Lisboa, presidido pelo médico João Oliveira.
O cardeal-patriarca associou-se desta forma à iniciativa do padre Custódio Langane, capelão do IPO Lisboa, que todos os meses realiza uma missa destinada aos que trabalham na instituição. As celebrações ocorrem nas primeiras quartas-feiras do mês às 12h30.
Este mês, a data foi alterada para permitir a presença de Manuel Clemente. A eucaristia contou com música ao vivo, interpretada por José António Rodrigues que também costuma acompanhar as missas de domingo.