Voltar

24 de Outubro 2023

Cancro da mama: desmistificar a doença

'Outubro Rosa' no IPO Lisboa. Dar voz aos doentes e esclarecer dúvidas relacionadas com o cancro da mama foi o mote do workshop que se realizou no anfiteatro do Instituto.

Doentes com cancro da mama, familiares e amigos participaram esta manhã no workshop ‘Outubro Rosa’, iniciativa dedicada ao debate sobre a doença em conjunto com profissionais de saúde, tanto do IPO Lisboa, como de outros hospitais do SNS, para esclarecer e desmistificar dúvidas.

 

“Como posso participar num ensaio clínico? Tenho indicação para fazer um teste genético? Quais os apoios sociais de que posso usufruir?” Estas foram algumas das muitas questões colocadas pelos doentes e acompanhantes, ao longo de toda a manhã que ficou marcada pela partilha e interação entre profissionais e doentes.

 

Tempo também para se discutirem temas relevantes como a fertilidade, a autoconfiança, o exercício físico, a nutrição e a sexualidade na doença oncológica.

 

Esta iniciativa contou com a participação de mais de meia centena de pessoas e foi dinamizada pelo Serviço de Oncologia Médica do IPO Lisboa. No final, o balanço foi bastante positivo. “Temos de destacar a adesão dos utentes e familiares, com uma grande interação ao longo de todas as sessões, tal como a qualidade das apresentações dos palestrantes, com conteúdos dirigidos ao doente”, refere Diana Pessoa, médica oncologista do IPO Lisboa, também envolvida na organização do evento. “É assim que conseguimos aumentar a literacia em saúde, fomentar o espírito crítico dos utentes e capacitá-los de ‘ferramentas úteis’ ao longo da sua jornada oncológica”, salienta.