Voltar

09 de Fevereiro 2024

Broncologia: Uma área com grandes avanços tecnológicos

Formação em broncologia para médicos da especialidade terminou hoje no IPO Lisboa.

Três dias de formação intensiva na área da broncologia dirigida a médicos da especialidade, com muita prática e apresentações teóricas por especialistas: assim se concluiu, esta sexta-feira, a 19.ª edição do Curso Teórico-Prático de Broncologia do IPO Lisboa.

 

A iniciativa, promovida pelo Serviço de Pneumologia, pretende transmitir conhecimentos na área da broncologia, com especial enfoque para a vertente prática, e assenta na transmissão de exames em tempo real e no ensino teórico e prático dos procedimentos e técnicas usadas no Instituto.

 

“Em cada edição, introduzimos novos temas, teóricos e/ou práticos, que estejam dentro da atualidade da broncologia, de forma a partilhar os conhecimentos que adquirimos ao longo dos anos, revelando toda a capacidade instalada no Serviço de Pneumologia e a melhor forma de a utilizar”, explica Jorge Dionísio, médico pneumologista e membro da comissão organizadora do curso.

O desenvolvimento tecnológico nesta área tem permitido grandes avanços no diagnóstico e no tratamento dos doentes oncológicos. “Recordo que o IPO de Lisboa foi pioneiro em Portugal na utilização da técnica de diagnóstico por Navegação Electromagnética e o único hospital público que a utilizava no nosso país, até ao final do ano passado. Atualmente, posso destacar a introdução de novas técnicas de biópsia recorrendo a criosondas”, conclui.

 

O curso conta com o patrocínio cientifico da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão e já está a ser programada uma nova edição para o próximo ano. Um compromisso do IPO Lisboa com o ensino e com as melhores práticas que renova a cada ano.