O próximo ‘Encontros de Investigação’ vai ser dedicado ao cancro colorretal. Novidades sobre a predisposição genética e a experiência do IPO Lisboa nesta área são os temas em debate. Dia 24 de março, às 11h50, no anfiteatro do IPO Lisboa.
Cristina Albuquerque, coordenadora da Unidade de Investigação de Patobiologia Molecular do IPO Lisboa (UIPM) e Laura Valle, investigadora do Instituto de Oncologia Catalão, IDIBELL, são as oradoras do próximo encontro.
As novidades sobre a predisposição do cancro colorretal e a experiência do IPO Lisboa na caracterização deste tipo de cancro a nível familiar são os principais temas que serão apresentados pelas duas investigadoras. As síndromes de polipose – elevado número de pólipos no cólon que pode vir a originar cancro – também estarão em análise nesta sessão.
O grupo de Gastrenterologia da UIPM trabalha em estreita colaboração com a Clínica de Risco Familiar no estudo destas famílias. As alterações genéticas podem corresponder a uma síndrome hereditária e, embora estes casos representem uma baixíssima percentagem, devem ser identificados para permitir estratégias de prevenção.
Esta é uma sessão dirigida a todos os profissionais de saúde e a quem se interesse por esta temática.