22 de Fevereiro 2019
Estão abertas as inscrições para o 5º Curso de Gastrenterologia Oncológica para médicos e enfermeiros da área dos cuidados de saúde primários. A formação decorre no dia 3 de maio, no anfiteatro do IPO Lisboa.
Já abriram as inscrições para o 5º Curso de Gastrenterologia Oncológica, que vai ter lugar no próximo dia 3 de maio, no anfiteatro do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa), este ano com o patrocínio cientifico da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. A formação destina-se a médicos e enfermeiros dos cuidados de saúde primários e visa divulgar recomendações atuais em torno de problemas clínicos da gastrenterologia oncológica e da endoscopia digestiva, promovendo a discussão de casos clínicos e a interação entre gastrenterologistas do IPO Lisboa e colegas especialistas em medicina geral e familiar.
«As neoplasias digestivas representam uma percentagem muito significativa da doença oncológica e são uma causa major de mortalidade. A implementação de estratégias que visem a sua prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para a alteração desta realidade. De igual modo, a correcta abordagem diagnóstica e terapêutica dos tumores digestivos têm impacto na esperança e qualidade de vida dos doentes. Neste contexto, a integração dos cuidados primários e hospitalares assume grande relevo e justificam a importância do curso e dos tópicos que constituem o seu Programa», afirma o Director do Serviço de Gastrenterologia do IPO Lisboa, António Dias Pereira.
Esta formação já vai no quinto ano consecutivo e sempre com o objetivo de aumentar o conhecimento, orientar melhor as pessoas com doenças do foro digestivo e melhorar a comunicação e a articulação entre centros de saúde e os hospitais: “A experiência dos quatro anos anteriores, em que a presença de colegas especialistas e internos de medicina geral e familiar e de enfermeiros dos cuidados de saúde primários foi progressivamente mais numerosa e a sua participação mais ativa, quer através da submissão e apresentação de casos clínicos, quer no envolvimento na discussão dos diferentes temas do programa, faz antecipar um 5º Curso de Gastrenterologia Oncológica participado e dinâmico», acrescentou António Dias Pereira.
Como nas edições passadas, o curso resulta de uma organização conjunta dos serviços de Gastrenterologia do Grupo Hospitalar Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil e decorrerá em simultâneo nos três IPO’s (Lisboa, Porto e Coimbra), com um programa comum.
A formação é assegurada por profissionais dos serviços de Gastrenterologia dos três institutos, que convidam desde já os especialistas e internos de medicina geral e familiar a submeter casos clínicos para análise e debate.
Consulte aqui o Programa e o Regulamento.