Voltar

21 de Novembro 2022

50 anos de virologia no IPO Lisboa

O Laboratório de Virologia do IPO Lisboa, pioneiro no país, assinala meio século de existência. Sessão comemorativa agendada para 23 de novembro.

Foi em 1972 que nasceu o Laboratório de Virologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa), sob a direção do investigador António Terrinha. Para assinalar os 50 anos de existência, o IPO Lisboa realiza no próximo dia 23 de novembro uma conferência comemorativa.

“Durante décadas”, explica o virologista Mário Cunha, coordenador do Laboratório de Virologia, o laboratório “foi uma realidade única no país”, constituída por uma equipa multidisciplinar.

Foi neste laboratório que se isolou o primeiro retrovírus humano, em colaboração direta com Robert Gallo e Robert-Guroff do NIH (National Institute of Health, EUA), o HTLV-1 – agente etiológico da leucemia de células T do adulto; que se fez a caracterização do HIV-2; e que se implementaram técnicas de biologia molecular para deteção e genotipagem do HPV, associado ao cancro do colo do útero e da orofaringe.

Com a pandemia de COVID-19, o nível de desenvolvimento da biologia molecular do laboratório permitiu que o IPO Lisboa respondesse de forma rápida, eficiente e autónoma, fazendo testes de diagnóstico a doentes e profissionais, o que permitiu manter a atividade assistencial do hospital.

Consulte aqui o programa.