O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil E.P.E. (IPO Lisboa) é uma unidade de saúde com quase um século de experiência no tratamento, estudo e investigação do cancro. Sendo o principal hospital oncológico português, presta cuidados de saúde altamente especializados e diferenciados, revelando indicadores de qualidade idênticos aos dos melhores centros de referência internacionais. Certificado como Centro de Referência Nacional no tratamento de vários tipos de cancro pelo Ministério da Saúde, o Instituto é ainda acreditado pela Organization of European Cancer Institutes.
O IPO Lisboa é um hospital público do Serviço Nacional de Saúde, desfruta de um enorme capital de prestígio social, médico, técnico e científico e é muito acarinhado por doentes e familiares, que destacam e valorizam a prestação humanista dos cuidados de saúde, marca única desta instituição.
Com mais de 2.000 trabalhadores – dos quais cerca de 360 são médicos (incluindo internos), 620 enfermeiros e 260 técnicos de saúde –, tem 270 camas e recebe doentes das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores, Madeira e ainda dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
O IPO Lisboa é uma entidade pública empresarial reclassificada, com sede na Rua Professor Lima Basto, 1099-023 Lisboa (NIPC: 506361616).

IPO em números
Em Portugal, a prevalência do cancro tem vindo a aumentar e o número de doentes em tratamento no IPO Lisboa também. Por ano, são assistidos cerca 60 mil novos utentes e realizadas mais de 309 mil consultas.
A estes números, acrescem mais de 41 mil sessões de quimioterapia e mais de 71 mil tratamentos de radioterapia.
Quanto ao cancro pediátrico, o IPO Lisboa recebe cerca de 180 novos casos por ano e tem 400 crianças em tratamento.
O IPO Lisboa dispõe ainda de valências complementares, essenciais para reforçar a comodidade e qualidade de prestação de cuidados de saúde.
Anualmente, o Lar de Doentes contabiliza cerca de 7.800 dias de estadia de doentes que recorrem às 114 camas disponíveis para permanecer no IPO Lisboa, muitas vezes com os seus familiares ou cuidadores, beneficiando assim da proximidade dos serviços clínicos onde estão a realizar tratamentos ou recuperando com tranquilidade de procedimentos cirúrgicos realizados.
O IPO Lisboa garante ainda resposta às necessidades dos doentes através da Unidade de Assistência Domiciliária (UAD), valência com um impacto extremamente positivo para os utentes (adultos) com necessidades de cuidados paliativos, na medida em que se possibilita, na comodidade das suas próprias casas, a continuidade de monitorização da evolução do seu estado clínico. No ano passado, foram realizadas mais de 2.200 visitas pelas equipas da UAD que fazem o acompanhamento destes doentes, às quais acresceram mais de 2.600 consultas telefónicas.
2.000
PROFISSIONAIS
260
TÉCNICOS SAÚDE
7.400
CIRURGIAS
100
TRANSPLANTES DE MEDULA
Valores e Missão
Missão
O IPO Lisboa é um centro oncológico multidisciplinar de referência para a prestação de serviços de saúde no domínio da oncologia, com atividade abrangente nas áreas de investigação, ensino, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e continuidade de cuidados, que assegura a cada doente a prestação de cuidados adequados às suas necessidades, de acordo com as melhores práticas clínicas e uma eficiente utilização dos recursos disponíveis. A sua missão tem em consideração o Plano Oncológico Nacional e a Rede de Referenciação Hospitalar e, ainda, uma articulação com os Institutos de Oncologia de Coimbra e do Porto.
Visão
O IPO Lisboa afirma-se na criação de valor através de políticas de sustentabilidade, eficiência e reconhecimento externo.
Valores
Expressam e evidenciam o compromisso do IPO em conduzir a sua atividade no melhor interesse dos doentes que serve:
• Respeito pelos doentes;
• Práticas humanizadoras;
• Respeito pelas regras para acesso;
• Padrões técnicos de excelência (Centros de Referência e certificação nacional e internacional);
• Inovação e melhoria contínua de qualidade;
• Valorização dos colaboradores;
• Respeito pela igualdade de género;
• Eficiência.