Back

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D


ref.ª BI-MESTRE/IPOLFG/2019/01

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa para Mestre no âmbito do projeto de I&D PTDC/MEC-ONC/29327/2017, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

 

Área científica: Química

 

Requisitos de admissão: Mestrado em Química, Bioquímica ou áreas afins. Experiência em síntese orgânica e funcionalização de dendrímeros.

 

Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau registado ou reconhecido/com equivalência em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, ou do Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, respetivamente. (Por decisão do júri do concurso, poderão ser admitidos condicionalmente candidatos com graus estrangeiros sem o referido registo, reconhecimento ou equivalência, desde que o obtenham até à data do início do contrato, caso venham a ser selecionados).

 

Plano de trabalhos: O trabalho a desenvolver envolve as seguintes tarefas: i) síntese de uma pequena biblioteca de sondas luminescentes, ii) funcionalização de dendrímeros modificados com alvos terapêuticos, iii) encapsulamento de sondas luminescentes em dendrímeros modificados e iv) validação ex-vivo das sondas luminescentes/dendrímeros encapsulados em amostras de tumores de cancro do ovário.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor, Regulamento de Bolsas de investigação do IST-ID.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Bioengenharia e Biociências do Instituto Superior Técnico, sob a orientação científica do Doutor Vasco Bonifácio, e no Serviço de Anatomia Patológica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa), sob a orientação científica da Professora Ana Félix.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto a 16 de Janeiro de 2020. O contrato de bolsa não é renovável.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €989,70, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país , sendo o modo de pagamento da opção do bolseiro por transferência bancária.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Curriculum Vitae dos candidatos, experiência profissional e entrevista *. Cada item será classificado numa escala de 0 a 20 valores, com a seguinte ponderação: Curriculum Vitae (60%), experiência profissional (30%) e entrevista (10%).

 

Composição do júri de seleção: Ana Félix (Presidente), Fernanda Silva (Vogal efetiva), Vasco Bonifácio (Vogal efetivo).

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada, por nota final obtida, afixada em local visível e público no Serviço de Gestão de Recursos Humanos do IPO Lisboa, sendo o(s) candidato(s) aprovado(s) notificado(s) através de e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 5 a 18 de dezembro de 2019.

 

As candidaturas são obrigatoriamente formalizadas através do envio dos seguintes documentos, sob pena de exclusão:

  • Carta de motivação, redigida em inglês (no máximo 1 página A4);
  • Curriculum Vitae  atualizado (máximo 5 páginas);
  • Certificados de habilitações literárias/profissionais;
  • Carta de recomendação.

Poderão ser opcionalmente anexados outros documentos considerados relevantes à candidatura (compilados num único PDF).

 

Toda a documentação deve ser remetida para o correio eletrónico rhrecrutamento@ipolisboa.min-saude.pt, referindo no assunto «BI-MESTRE/IPOLFG/2019/01».

 

 

*Permite a seleção de cidadãos de Países de Estados Terceiros, de acordo com o Art.14, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. — 2013

 

 

Lisboa, 05 de dezembro de 2019