Voltar

Voluntariado

No IPO lisboa, o voluntariado é prestado de forma organizada, por associações devidamente acreditadas e certificadas, e faz-se no respeito pelos direitos, valores, convicções, crenças e cultura de cada pessoa. Os programas de voluntariado amenizam o ambiente hospitalar e promovem o bem-estar de doentes, famílias e profissionais.

 

No IPO Lisboa, o trabalho dos voluntários contribui para a humanização do hospital e é fulcral para o acolhimento, integração e apoio prestado aos doentes e famílias, durante todo o percurso da doença. Conheça as organizações que trabalham connosco.

ACREDITAR - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE CRIANÇAS COM CANCRO

A Acreditar nasceu para prestar variados serviços de apoio às crianças com cancro e às suas famílias, desde o diagnóstico da doença, passando pela fase dos tratamentos, até depois da alta.
Brincar, ouvir, ajudar nos cuidados básicos e nas atividades quotidianas; facilitar a ligação entre as crianças e famílias e outros serviços de apoio social e comunitários; ajudar a resolver necessidades específicas das famílias são alguns dos apoios facultados pela Acreditar.

 

No IPO Lisboa, os voluntários da Acreditar estão presentes nos serviços de ambulatório e de internamento da pediatria, onde desempenham um papel fundamental.
A Acreditar também disponibiliza alojamento às famílias das crianças que têm de sair da sua área de residência para fazerem os tratamentos oncológicos. Em Lisboa, a casa da Acreditar, fica mesmo em frente do IPO Lisboa.

Voluntariado-Acreditar
Voluntariado-LigaContraCancro

LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO - NÚCLEO REGIONAL DO SUL

Os voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) desempenham um importante papel, contribuindo para a humanização da assistência aos doentes e familiares no internamento, no ambulatório e no Lar de Doentes.

 

Presentes em todos os serviços do IPO Lisboa, os voluntários informam, acompanham e encaminham os doentes para consultas e tratamentos; escutam e apoiam; fornecem refeições ligeiras, durante o período da manhã. No internamento, visitam os doentes; apoiam os familiares; ajudam nas refeições; distribuem revistas e jornais.

 

A LPCC contra o cancro faculta outros serviços de apoio aos doentes oncológicos e famílias, que poderá consultar no respetivo website.

Música nos Hospitais

Duas vezes por semana uma dupla de músicos enche de suaves acordes os espaços dos hospitais de dia do Serviço de Pediatria e da Unidade de Transplante de Medula e as salas dos dadores de sangue e de aférese, no Serviço de Imunohemoterapia.

 

Os músicos da associação Música nos Hospitais interagem com doentes, familiares e profissionais, tocam, cantam e encantam, proporcionando momentos de tranquilidade e bem-estar, que contribuem para amenizar o ambiente hospitalar.

 

Voluntariado-musica-nos-hospitais
Voluntariado-operacao-NarizVermelho

Operação Nariz Vermelho

Especialistas em sorrisos, os Doutores Palhaços espalham alegria, avivam a esperança e melhoram o dia-a-dia de crianças, familiares e profissionais de saúde de vários hospitais do país. Um deles é o IPO Lisboa, onde vêm duas vezes por semana.

 

No Instituto, os Doutores Palhaços estão presentes no Serviço de Pediatria (internamento, pavilhão Lions e hospital de dia) e na Unidade de Transplante de Medula (internamento e hospital de dia) mas a sua alegria sente-se em todo o hospital.

 

Os palhaços da Operação Nariz Vermelho são artistas profissionais, têm formação especializada, e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando atuações adaptadas a cada criança e a cada situação.

 

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies