Voluntariado
Voltar

Voluntariado

No IPO lisboa, o voluntariado é prestado de forma organizada, por associações devidamente acreditadas e certificadas, e faz-se no respeito pelos direitos, valores, convicções, crenças e cultura de cada pessoa. Os programas de voluntariado amenizam o ambiente hospitalar e promovem o bem-estar de doentes, famílias e profissionais.

 

No IPO Lisboa, o trabalho dos voluntários contribui para a humanização do hospital e é fulcral para o acolhimento, integração e apoio prestado aos doentes e famílias, durante todo o percurso da doença. Conheça as organizações que trabalham connosco.

ACREDITAR - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE CRIANÇAS COM CANCRO

A Acreditar nasceu para prestar variados serviços de apoio às crianças com cancro e às suas famílias, desde o diagnóstico da doença, passando pela fase dos tratamentos, até depois da alta.
Brincar, ouvir, ajudar nos cuidados básicos e nas atividades quotidianas; facilitar a ligação entre as crianças e famílias e outros serviços de apoio social e comunitários; ajudar a resolver necessidades específicas das famílias são alguns dos apoios facultados pela Acreditar.

 

No IPO Lisboa, os voluntários da Acreditar estão presentes nos serviços de ambulatório e de internamento da pediatria, onde desempenham um papel fundamental.
A Acreditar também disponibiliza alojamento às famílias das crianças que têm de sair da sua área de residência para fazerem os tratamentos oncológicos. Em Lisboa, a casa da Acreditar, fica mesmo em frente do IPO Lisboa.

Voluntariado-Acreditar
Voluntariado-LigaContraCancro

LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO - NÚCLEO REGIONAL DO SUL

Os voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) desempenham um importante papel, contribuindo para a humanização da assistência aos doentes e familiares no internamento, no ambulatório e no Lar de Doentes.

 

Presentes em todos os serviços do IPO Lisboa, os voluntários informam, acompanham e encaminham os doentes para consultas e tratamentos; escutam e apoiam; fornecem refeições ligeiras, durante o período da manhã. No internamento, visitam os doentes; apoiam os familiares; ajudam nas refeições; distribuem revistas e jornais.

 

A LPCC contra o cancro faculta outros serviços de apoio aos doentes oncológicos e famílias, que poderá consultar no respetivo website.

OPERAÇÃO NARIZ VERMELHO

Especialistas em sorrisos, os Doutores Palhaços espalham alegria, avivam a esperança e melhoram o dia-a-dia de crianças, familiares e profissionais de saúde de vários hospitais do país. Um deles é o IPO Lisboa, onde vêm duas vezes por semana.

 

No Instituto, os Doutores Palhaços estão presentes no Serviço de Pediatria (internamento, pavilhão Lions e hospital de dia) e na Unidade de Transplante de Medula (internamento e hospital de dia) mas a sua alegria sente-se em todo o hospital.

 

Os palhaços da Operação Nariz Vermelho são artistas profissionais, têm formação especializada, e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando atuações adaptadas a cada criança e a cada situação.

 

Voluntariado-operacao-NarizVermelho