Segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h30
Segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h30
Coordenadora
Dra. Manuela Paiva
Localização
Pavilhão Central, piso 1
gabcidadao@ipolisboa.min-saude.pt
Sugestões, agradecimentos, elogios, louvores, queixas, reclamações – é ao Gabinete do Cidadão que os doentes e familiares podem recorrer para defender os seus direitos ou propor medidas para melhorar a qualidade dos serviços prestados no IPO Lisboa.
Todas as exposições são objeto de análise e decisão, devendo ser respondidas no prazo máximo de 15 dias.
O Gabinete do Cidadão é um serviço personalizado de audição, diálogo e mediação, onde o atendimento é sempre feito por uma assistente social.
– Verificar as condições de acesso aos cuidados de saúde;
– Promover e divulgar os direitos e deveres dos cidadãos;
– Atender pessoalmente os cidadãos que o solicitem e/ou que pretendam apresentar exposições orais e passá-las a escrito;
– Receber, registar e tratar todas as exposições (reclamações, sugestões, elogios e agradecimentos), independentemente do local e da forma de apresentação;
– Assegurar meios de participação dos cidadãos, designadamente através de caixas de sugestões, correio eletrónico e livro de reclamações;
– Verificar regularmente o grau de satisfação dos cidadãos que contactaram com o IPO Lisboa;
– Informar os utentes dos seus direitos e deveres em relação aos serviços de saúde;
– Contribuir para o processo de melhoria contínua no atendimento dos doentes e familiares;
– Fomentar a humanização dos serviços.
Atendimento presencial:
com uma assistente social, no próprio Gabinete (Pavilhão Central, 1º piso).
Livro de Reclamações:
pode solicitá-lo no Gabinete do Cidadão, nos diferentes serviços e locais de atendimento ao público.
Via postal:
por carta, simples ou registada.
E-mail:
gabcidadao@ipolisboa.min-saude.pt