Voltar

Endocrinologia

Dr. Valeriano Leite

Diretor

Carlos Pires

Enfermeiro-chefe

Internamento

Pavilhão Central, 5º andar

Consultas

Pavilhão da Escola de Enfermagem, piso 3

endocrinologia@ipolisboa.min-saude.pt

E- mail

ipo-Endocrinologia-1200x559

O Serviço de Endocrinologia (SE) do IPO Lisboa desenvolve atividades de assistência, investigação e ensino na área da endocrinologia oncológica. Por esta razão, o serviço tem um âmbito de intervenção muito particular, comparativamente ao dos hospitais generalistas.

 

Tumores da tiróide, tumores das paratiroides e outras doenças do metabolismo do cálcio, tumores da hipófise, neoplasias endócrinas familiares e outras doenças genéticas do sistema endócrino e endocrinologia de reabilitação são as principais doenças tratadas neste serviço.

Tumores da tiróide

Contamos com uma experiência de mais de 50 anos. Temos uma longa tradição no tratamento destes tumores e condições únicas para um desempenho de excelência nesta área. Trabalhamos em íntima colaboração com os Serviços de Medicina Nuclear, Cirurgia da Cabeça e Pescoço, Radioterapia, Patologia e com o Laboratório de Citologia.

Tumores das paratiroides e outras doenças do metabolismo do cálcio

Também oferecemos uma diferenciação particular em doenças da paratiroide. A formação e técnicas laboratoriais desenvolvidas foram rentabilizadas para o diagnóstico e tratamento de doenças do metabolismo do cálcio, mesmo quando não neoplásicas.

Tumores da hipófise

Temos dado um contributo importante para a compreensão da fisiopatologia e terapêutica médica dos tumores da hipófise, o que levou o Laboratório de Endocrinologia a desenvolver técnicas próprias para a caracterização destas doenças.

Neoplasias endócrinas familiares e outras doenças genéticas do sistema endócrino

Fizemos um grande investimento na formação de pessoas na área da biologia molecular e conseguimos recursos importantes para a instalação de um laboratório de biologia molecular, o que permitiu um significativo desenvolvimento nestas áreas.

Endocrinologia de Reabilitação

Fazemos tratamento de doentes com disfunções endócrinas secundárias a doenças oncológicas e respetivos tratamentos. Esta valência foi criada em 1995 como uma consulta designada «de transplantes» – destinava-se a apoiar crianças e adultos submetidos com sucesso a transplantes de medula óssea, mas que ficaram com a qualidade de vida limitada por deficiências endócrinas resultantes da localização do tumor, da cirurgia, da quimio e da radioterapia.
Com o tempo, a consulta expandiu-se a doentes de qualquer grupo etário, transplantados ou não, com endocrinopatias secundárias, e passou a chamar-se Consulta de Endocrinologia de Reabilitação. Esta consulta preenche uma lacuna importante da oncologia médica, reconhecida na teoria, mas frequentemente negligenciada e esteve na base da criação da Consulta Multidisciplinar dos Sobreviventes Oncológicos, integrada no PanCare (Pan-European Network for Care of Survivors after Childhood and Adolescent Cancer).

 

O SE teve a possibilidade de concentrar recursos nestas áreas de diferenciação porque decidiu não assumir a assistência a outras situações endócrinas muito comuns: por exemplo a obesidade e as chamadas doenças do comportamento alimentar; a diabetes (só nos ocupamos de diabéticos enquanto estão em tratamento no IPO por outras razões) e os bócios simples e disfunções tiroideias (com exceção de doentes com hipertiroidismo a quem foi decidido fazer tratamento com iodo radioativo, dadas a capacidade instalada e a enorme experiência acumulada neste serviço e no Serviço de Medicina Nuclear). Ocasionalmente, quando a raridade da situação e a necessidade de recurso a métodos especializados o aconselham, são tratados outros doentes com problemas tiroideus não neoplásicos.

O SE é composto pela unidade clínica (consultas externas, internamentos, provas funcionais, apoio a outros serviços) e pela secção de Endocrinologia da Unidade de Investigação de Patobiologia Molecular.

Localização:

Consultas Externas

Pavilhão da Escola de Enfermagem, 3º andar

Consulta Multidisciplinar de Tumores Neuroendócrinos

Serviço de Gastrenterologia, piso 3, Pavilhão Central

Consulta Multidisciplinar de Reabilitação de Sobreviventes Oncológicos

Piso 5, Pavilhão Central.

 

A consultas de endocrinologia têm as seguintes valências:
. Consulta de Oncologia Tiroideia
. Consulta de Endocrinologia Geral
. Consulta de Endocrinologia de Reabilitação
. Consulta de Diabetes
. Consulta de Grupo de Oncologia Tiroideia
. Consulta Multidisciplinar de Tumores Neuroendócrinos
. Consulta Multidisciplinar de Reabilitação de Sobreviventes Oncológicos
. Consulta Multidisciplinar de Oncosexologia.

Hospital de Dia de Endocrinologia

3º piso, Escola de Enfermagem

Apoio a outros serviços

O SE dá apoio aos doentes que fazem tratamento por neoplasias diferenciadas da tiroide ou por hipertiroidismo no Serviço de Medicina Nuclear. Também dá assistência regular aos doentes com doenças da tiroide e paratiroide operados nos serviços de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia e aos doentes com patologia endócrina (nomeadamente diabetes) internados nos outros serviços hospitalares.

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies