Voltar

Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos

cuidados paliativos-1200x599

No IPO Lisboa, os cuidados paliativos são prestados de forma integrada com os tratamentos dirigidos ao cancro, estão disponíveis ao longo de toda a trajetória da doença (não apenas no fim da vida) e são extensíveis à família.
Os cuidados paliativos são assegurados pelos diferentes serviços (que têm médicos, enfermeiras, psicólogos e assistentes sociais com formação específica nesta área) e pela Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP).

 

Esta equipa é constituída por médicos especialistas em paliação, enfermeiros, psicóloga e assistente social e acompanha os doentes mais complexos durante o período de internamento, em conjunto com as diferentes equipas dos serviços. A EIHSCP é responsável pela referenciação de doentes à Rede Nacional de Cuidados Paliativos.

 

O IPO dispõe ainda de 10 camas de internamento em cuidados paliativos na Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto, em Cascais.

 

No IPO existe ainda um programa específico para a pediatria, que assenta na mesma filosofia de integração dos cuidados paliativos no plano de cuidados ao doente.

 

O IPO Lisboa também dispõe de uma Unidade de Assistência Domiciliária, que presta cuidados paliativos a doentes e famílias na cidade de Lisboa.

 

O IPO está certificado pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) como Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos desde 2015.

Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto

O IPO tem 10 camas de internamento em cuidados paliativos na Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto (UCCMJNP), em Cascais. Esta parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa permitiu aumentar o apoio aos doentes seguidos no IPO e às suas famílias.

 

Os doentes que necessitam de cuidados paliativos em regime de internamento são referenciados pelo Serviço de Oncologia Médica do IPO à equipa clínica daquela unidade, onde continuam a receber cuidados médicos e de enfermagem permanentes e apoio psicológico.

O IPO garante o internamento dos doentes nos seus serviços sempre que se verifique um agravamento da doença que exija a prestação de cuidados diferenciados, no âmbito da atividade do IPO.

 

Localização

Rua Chesol, nº 25

Aldeia do Juso

2750-024 CASCAIS

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies