Voltar

Estomatologia

Dr. Jorge Vaz

Diretor

Pavilhão Central, r/c, porta 5

Diretor

E-mail

estomatologia@ipolisboa.min-saude.pt

ipo-estomatolgia-1200x559

O trabalho dos estomatologistas do IPO dirige-se especialmente para o diagnóstico e tratamento da patologia oral, execução de cirurgias na cavidade oral e colocação de próteses em doentes oncológicos, com utilização de implantes intraorais ou extra orais sempre que necessário. Também têm a seu cargo as consultas e os tratamentos de dos pacientes do Instituto que necessitem de acompanhamento de estomatologia.

Realizamos com frequência cirurgias de extrações múltiplas de dentes visíveis ou inclusos e de quistos maxilares, sob anestesia local. Em regra, estas cirurgias fazem-se previamente ao tratamento de radioterapia da face e da região cervical.
Também fazemos cirurgia da cavidade oral, sob anestesia geral, controlo de doenças pré-neoplásicas e diagnóstico de lesões da cavidade oral.

O que nos diferencia

A Unidade de Estomatologia integra um laboratório de próteses orais e maxilo faciais, vocacionado para doentes parcialmente amputados dos maxilares e da face. Nalguns casos, usamos implantes osteointegrados para fixação das próteses.
Utilizamos radiação laser no tratamento de algumas lesões e promovemos a reparação de tecidos com plasma rico em fatores de crescimento.

 

Devido ao avanço das técnicas terapêuticas em oncologia, nomeadamente nos doentes com mieloma múltiplo, cancro da mama e da próstata em que se está a preconizar o uso de bifosfonatos, procuramos efetuar a avaliação prévia e o tratamento daqueles doentes, para prevenção de futuras osteonecroses maxilares dos bifosfonatos altamente incapacitantes.

Aplicamos o mesmo procedimento na avaliação prévia de doentes candidatos a transplante de medula óssea para avaliação de futuras infeções, durante ou após o transplante.

 

Também damos apoio à consulta e ao internamento de pediatria oncológica.

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies