Voltar

Psiquiatria

Dra. Lúcia Monteiro

Diretora

Pavilhão de Medicina, piso 0

Localização

E-mail

psiquiatria@ipolisboa.min-saude.pt

No IPO, vinte por cento dos doentes oncológicos e 15 por cento de sobreviventes beneficiam do tratamento e apoio especializado da Unidade de Psiquiatria (UP), tanto em internamento como em consulta externa. O serviço também acompanha os familiares diretos e os principais cuidadores dos doentes que necessitem deste tipo de apoio médico especializado.

 

A maioria dos doentes seguidos na consulta de psiquiatria sofre de perturbação de adaptação à doença oncológica com humor ansioso e depressivo ou misto, depressão major, doenças de ansiedade (generalizada, pânico, pós-traumático), dependências (sobretudo álcool e tabaco).

 

A consulta de oncosexologia trata com mais frequência casos de perturbação do desejo/interesse sexual, redução de líbido e desejo hipoativo, assim como dor genito-pélvica à penetração (dispareunia) e disfunção erétil (impotência).

 

 

Na consulta de apoio a familiares surgem sobretudo casos de exaustão, doenças de ansiedade, depressão major e luto complicado.

Entre os doentes internados, as patologias mais frequentes são perturbação de adaptação com humor ansioso e depressivo ou misto, depressão major, delirium (quadro confusional) e dependências (sobretudo álcool e tabaco)

 

A prevenção e a intervenção precoces em situações de risco psicossocial no doente oncológico e seus familiares fazem também parte da nossa missão.

 

A Unidade de Psiquiatria trabalha em articulação com os serviços de internamento e integra diversas equipas e grupos de estudo, nomeadamente Clínica Multidisciplinar da Mama e Clínica da Dor, consultas multidisciplinares de mieloma, testículo, pneumologia, ginecologia, cabeça e pescoço.

 

A Psiquiatria integra ainda o Núcleo de Oncologia Psicossocial (NOPS), responsável pela organização das sessões informativas «Viver com Cancro: Perguntas & Respostas».

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies