Voltar

Serviço Social

Dra. Manuela Paiva

Coordenadora

Pavilhão do Lar de Doentes, Piso 1

Localização

Email

servicosocial@ipolisboa.min-saude.pt

servico-social

Apoiamos os utentes e as suas famílias, em especial os que estão mais vulneráveis económica e socialmente. Ajudamos os utentes e as famílias a reorganizarem-se para viverem com a doença, para saberem com que apoios podem contar, para continuarem integrados na comunidade, trabalho e escola e a lutarem pelos seus direitos. Damos apoio às famílias em processo de luto.

 

Estamos presentes em todos os serviços de internamento, apoiamos as consultas de cirurgia, hematologia e oncologia, integramos as equipas de cuidados paliativos de adultos e de pediatria, de gestão de altas e a Unidade de Apoio Domiciliário.

 

Queremos ajudar na melhor aceitação do diagnóstico e terapêutica e na minimização da ansiedade, assim como na adaptação ao meio hospitalar. Estamos aqui para esclarecer sobre os recursos do hospital e da comunidade, e informar sobre os benefícios, direitos e deveres de cada doente.

 

Prestamos acompanhamento personalizado e apoio psicossocial: procuramos facilitar a comunicação e reforçar os mecanismos de adaptação que a situação de doença requer, tanto em meio hospitalar, como em casa, no trabalho ou na escola. Promovemos a autonomia e o apoio na dependência e na diminuição de fatores de stress.

 

Procuramos sensibilizar a comunidade e a rede social para o apoio ao doente, e preparamos a alta social e o acompanhamento pós-alta.

É nossa missão apoiar a vivência da doença, contribuir para a diminuição do estado de ansiedade e motivar a família e a comunidade para o acompanhamento do doente e para a aprendizagem de cuidados.

 

Temos estratégias para intervir em caso de crise e prevenir a exaustão familiar e conjugal causada pelo processo da doença. Estamos preparados para reorganizar e redistribuir os papéis dentro da família e mediar os conflitos que possam surgir em função da nova situação.

 

Fazemos a articulação e o acompanhamento com a Segurança Social e procuramos obter apoio económico e material para as famílias necessitadas através de um protocolo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (atribuição mediante avaliação da situação socioeconómica e familiar e obedecendo aos critérios estabelecidos)

 

Trabalhamos em equipas multidisciplinares e em estreita colaboração com o Lar de Doentes e o Gabinete do Cidadão. Desenvolvemos também a vertente de investigação e ensino.

 

Fundado em 1948 pelo Dr. Francisco Gentil, o Serviço Social do IPO Lisboa foi o terceiro do género a ser criado em Portugal.

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies