Voltar

Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Jorge Rosa Santos

Diretor

Carlos Pires

Enfermeiro chefe

Internamento

Pavilhão Central, piso 5

Consulta

Edifício Escola de Enfermagem, piso 0

Cancro oral e da orofaringe, da tiroideia e das glândulas salivares, tumores do couro cabeludo, da face e das cervicais são os mais frequentes neste serviço, que reúne especialistas em cirurgia geral, cirurgia maxilo-facial, otorrinolaringologia e estomatologia, dada a complexidade e especificidade dos cancros que diagnostica e trata.

 

Os cancros da cabeça e pescoço provocam quase sempre deformações nas áreas afetadas. Com frequência, o tratamento implica cirurgias altamente mutilantes, que obrigam a reconstrução, essencial para a reabilitação, já que estas doenças trazem dificuldades de comunicação que podem levar à exclusão social.

 

A estratégia terapêutica a seguir com cada doente é decidida em consultas multidisciplinares, que envolvem, conforme a patologia, médicos oncologistas, radioterapeutas, endocrinologistas, especialistas em medicina nuclear, radiologistas e anatomo-patologistas.

Em Portugal, o IPO Lisboa foi pioneiro em toda a cirurgia oncológica da cabeça e do pescoço. Somos um serviço de referência no diagnóstico e tratamento multidisciplinar do cancro oral e da orofaringe, tumores das glândulas salivares, da tiroideia, cervicais e cutâneos. Afirmamo-nos como um centro de excelência no tratamento de tumores da cabeça e do pescoço e desenvolvemos toda a fase de reconstrução, na qual introduzimos, mais recentemente, os retalhos livres microvascularizados, quer antebraquiais, de reto abdominal, ou de perónio.

 

O serviço é Centro de Referência no Projeto Intervenção Precoce no Cancro Oral (PIPCO) implementado pela Direção-Geral de Saúde, que atribuiu ao IPO a responsabilidade terapêutica dos carcinomas da cavidade oral.

Áreas de intervenção

Tumores do lábio, cavidaade oral e orofaringe.

Tumores cutâneos.

Tumores da tiroideia e paratiroideia.

Sarcomas das partes moles.

Tumores do 1/3 médio da face.

Tumores das glândulas salivares.

Tumores ósseos na área de cabeça e pescoço.

Metástases ganglionares de tumores conhecidos e de tumores primários ocultos.

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies