Voltar

Bloco Operatório

Dra. Isabel Serralheiro

Diretora

Enfª Silvia Nunes

Enfermeira chefe

Localização

Pavilhão Central, piso 2

E-mail

boperatorio@ipolisboa.min-saude.pt

unidade-cirurgia-e-ambulatorio

É aqui que se fazem as cirurgias do IPO. O Bloco Operatório (BO) funciona ininterruptamente durante 12 horas por dia, de segunda a sexta-feira. Temos uma sala para cirurgia de urgência preparada para funcionar a qualquer hora, em qualquer dia da semana. E temos uma Unidade de Cirurgia de Ambulatório, pensada para que a estadia do doente não seja superior a 24 horas.

 

Além das diversas cirurgias, a nossa equipa de enfermagem assegura o funcionamento de uma sala de dermatologia, a colocação de acessos venosos centrais e o apoio a todos os serviços para a realização de exames ou tratamentos que exijam a especialidade de anestesia.

 

O BO tem uma Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos (UCPA), na qual os doentes permanecem algumas horas depois da cirurgia para serem vigiados de muito perto.

 

O BO do IPO está neste momento a ser alvo de obras de ampliação e renovação, que deverão estar concluídas até final de 2019.

Unidade de Cirurgia de Ambulatório

Aqui fazemos cirurgias pensadas para que a estadia do paciente não seja superior a 24 horas. O percurso do doente é em tudo semelhante ao que é proposto para cirurgia convencional, com a enorme diferença de poder ir para casa no próprio dia da intervenção (ou nas 24 horas seguintes, no caso do one-day surgery).

 

A UCA é uma unidade multidisciplinar que funciona com o contributo de diversos serviços e especialidades. Os médicos provêm dos diferentes serviços cirúrgicos e do Serviço de Anestesiologia. Os enfermeiros e assistentes operacionais integram a equipa do BO.

 

As especialidades cirúrgicas que intervêm na UCA são a Estomatologia, Ginecologia, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Cirurgia Geral, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia. Nalguns casos, muito raros, a Unidade de Transplante de Medula realiza colheitas de medula óssea.

 

Por enquanto, e até que as obras em curso no Bloco Operatório do IPO estejam concluídas, a UCA funciona em dois módulos pré-fabricados, cedidos pelo Exército Português, onde funciona uma sala de cirurgia e uma UCPA.

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies