Projetos Financiados UE

porLisboa

Diagnósticos mais finos, tratamentos muito diferenciados, redução dos tempos de espera. Com o apoio do POR Lisboa, o IPO investe mais de nove milhões de euros em tecnologias médicas avançadas que permitem melhorar o diagnóstico e o tratamento em diferentes áreas da oncologia.

 

Modernização tecnológica, maior rapidez e fiabilidade nos diagnósticos, qualidade máxima nos tratamentos que oferece aos doentes, resposta mais rápida e aumento do número de exames realizados. São estes os objetivos que estão na base dos investimentos no Centro de Medicina de Precisão do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa), com apoio do POR Lisboa 2020.

 

No âmbito deste programa, foi adquirida e recentemente instalada uma nova câmara-gama com TC integrado, no Serviço de Medicina Nuclear. Com este equipamento, que custou mais de 800 mil euros, o IPO Lisboa poderá responder com mais celeridade e qualidade às necessidades dos doentes e às solicitações internas e externas na área medicina nuclear.

 

No final de 2017, e também com recurso a financiamento comunitário, foi instalado um novo equipamento de tomografia computorizada no Serviço de Radiologia, um investimento de mais de 600 mil euros.

 

Com o apoio do POR Lisboa 2020 foram também adquiridos diferentes equipamentos que visam a modernização tecnológica de vários laboratórios, do Bloco Operatório, da Unidade de Transplante de Medula e das unidades de endoscopia (gastrenterologia, pneumologia e otorrinolaringologia). Em curso está também o processo de aquisição de um novo acelerador linear para o Serviço de Radioterapia.

 

No total, o investimento efetuado pelo IPO com o apoio do POR Lisboa nas áreas da cirurgia, radioterapia, terapêutica e diagnóstico endoscópico e laboratorial, diagnóstico por imagem laboratorial e biologia molecular ascende a mais de nove milhões de euros, metade dos quais financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

O Lisboa 2020 é um programa operacional do Portugal 2020 que visa promover a inclusão social em diferentes áreas, incluindo a saúde. Neste caso, o programa apoia o apetrechamento tecnológico de unidades de saúde, com vista à redução das desigualdades no acesso, à melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos doentes e melhores condições de trabalho para profissionais.

 

Programa Operacional Regional de Lisboa 2014/2020 PDF

PORLISBOA_LOGOS_RODAPE

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies