Voltar

27 de Maio 2019

Responsáveis de Registos Oncológicos reúnem-se em Lisboa

Portugal acolhe este ano a conferência anual do Grupo para a Epidemiologia e Registo de Cancro dos Países de Língua Latina. No encontro que decorre entre 29 e 31 de maio, na Torre do Tombo, em Lisboa, serão apresentados os dados mais recentes do Registo Oncológico Nacional.

Portugal é o país anfitrião da conferência anual do Grupo para a Epidemiologia e Registo de Cancro dos Países de Língua Latina (GRELL). Na reunião que decorre na Torre do Tombo, em Lisboa, entre os dias 29 e 31 de maio, estarão presentes médicos epidemiologistas de vários países de expressão latina, que irão apresentar dados sobre os registos de cancro dos seus países.

Ana Miranda, médica do IPO Lisboa, fundadora do antigo Registo Oncológico Regional do SUL e coordenadora do Registo Oncológico Nacional (RON), também vai apresentar os resultados da experiência portuguesa desde a criação do RON, em janeiro de 2018.

Gabriela Caldas, pediatra no IPO Lisboa e coordenadora do Registo Oncológico Pediátrico (ROP), apresentará dados sobre a incidência e a sobrevivência do cancro infantil no nosso país.

Recorde-se que o RON é um registo centralizado que tem por finalidade a recolha e a análise de dados de todos os doentes oncológicos diagnosticados e/ou tratados em Portugal continental e nas regiões autónomas, permitindo a monitorização da atividade das instituições de saúde, a efetividade dos rastreios organizados e os tratamentos, a vigilância epidemiológica, a investigação e ainda a monitorização da efetividade de medicamentos e dispositivos médicos, neste caso em articulação com o INFARMED.

O RON e o ROP funcionam no IPO Lisboa.

Para mais informações consulte o website do GRELL.

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies