Voltar

04 de Novembro 2019

Formação em esófago de Barrett

Estão abertas as inscrições para o curso “Barrett’s esophagus 2019 – from biology to management” que decorre no próximo dia 29 de novembro, no IPO Lisboa. O curso é uma organização conjunta dos Serviços de Gastrenterologia e de Anatomia Patológica do IPO.

«O esófago de Barrett é uma alteração do revestimento epitelial do esófago distal, associado ao refluxo gastro-esofágico, na qual o epitélio pavimentoso normal do esófago é substituído por outro de tipo colunar, com diferenciação intestinal. A importância do esófago de Barrett resulta de ser uma condição pré-maligna, conferindo um risco aumentado de adenocarcinoma do esófago, a neoplasia maligna cuja incidência mais aumentou nas últimas quatro décadas», explica-nos António Dias Pereira, médico gastrenterologista e Diretor do Serviço de Gastrententerologia do IPO Lisboa.

No curso vão ser discutidos, entre outros temas, a patogénese do esófago de Barrett, o seu diagnóstico, o risco de progressão neoplásica e a sua estratificação, a vigilância e a indicação para terapêutica e opções disponíveis. O programa inclui também um workshop de Anatomia Patológica centrado no diagnóstico e na identificação e gradação da displasia e uma sessão centrada em questões endoscópicas na abordagem desta patologia. O final do curso será dedicado à apresentação e discussão de casos clínicos, que poderão ser submetidos pelos participantes.

A formação destina-se a especialistas e internos de Gastrenterologia, Anatomia Patológica e Cirurgia Geral, investigadores com interesse em condições e lesões pré-malignas e enfermeiros que trabalhem na área da endoscopia digestiva.

O curso terá como presidentes honorários os Professores Doutores Carlos Nobre Leitão e Jorge Soares, que impulsionaram e apoiaram o desenvolvimento do Grupo de Estudos do Esófago de Barrett, responsável pela diferenciação clínica, endoscópica e morfológica do IPO Lisboa nesta área, que o tornaram um Centro de Referência para esta patologia, e por linhas de investigação traduzidas em numerosas publicações.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do email Barrett2019@ipolisboa.min-saude.pt.

Consulte aqui o programa.

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies