15 de Maio 2019

Agenda Solidária angaria 53.800 euros para o IPO Lisboa

Com a venda da Agenda Solidária IPO 2019, o IPO Lisboa angariou 53.800 euros, verba que será aplicada no novo Hospital de Dia. O projeto vai ter continuidade e, no final do ano, será lançada a Agenda Solidária IPO 2020.

Com a venda da Agenda Solidária IPO 2019, o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) angariou 53.843,98€, que vão ser aplicados no novo Hospital de Dia.

A Agenda Solidária IPO 2019 foi desenvolvida no seguimento dos bons resultados apresentados nas anteriores edições deste projeto, que desde o primeiro momento mereceu grande acolhimento do público, de doentes e profissionais do IPO Lisboa. A Agenda Solidária IPO 2019 foi um projeto igualmente bem acolhido e bem-sucedido e, das três edições, foi a que alcançou melhores resultados financeiros.

A Agenda Solidária IPO 2019 assinalou também os 95 anos do Instituto. Com uma tiragem de 20 mil exemplares e, mais uma vez, com a colaboração graciosa de 12 figuras públicas (que, nesta edição, foram Luís Marques Mendes, Alice Vieira, António Barreto, Laurinda Alves, Júlia Pinheiro, José Gameiro, Carlos Fiolhais, Maria Antónia Almeida Santos, Pedro Abrunhosa, Fernando Santos, Cristina Ferreira e Eduarda Abbondanza) que foram convidadas a escrever uma história inédita sobre um acontecimento das suas vidas que fazem questão de festejar. As histórias e a capa foram ilustradas por Marta Torrão.

A Agenda Solidária IPO 2019 resultou de uma iniciativa do IPO Lisboa com a editora Livros Horizonte e foi desenvolvida depois do grande sucesso alcançado nos anos anteriores, que se traduziu em resultados financeiros favoráveis para o Serviço de Pediatria, na edição de 2017 (50.295,16 €) e para a nova Unidade de Transplante de Medula, na edição de 2018 (46.286,30€).

Com os resultados obtidos, a enorme adesão de doentes, público e parceiros, o IPO Lisboa reconhece o valor social desta iniciativa e decidiu dar-lhe continuidade. No final do ano lançará o seu quarto projeto solidário: a Agenda Solidária IPO 2020.

Alguns dados sobre o Hospital de Dia de oncologia e de hematologia
O Hospital de Dia é o local onde os doentes (adultos) fazem quimioterapia, em regime ambulatório. Em 2018, fizeram-se mais de 34 mil sessões de quimioterapia só em Hospital de Dia. O IPO quer melhorar o acesso ao Hospital de Dia, aumentando a sua capacidade e as condições de conforto e privacidade de doentes, familiares e profissionais de saúde e prevê iniciar a obra até final de 2019.