Qualidade

Qualidade

Melhorar constantemente as práticas clínicas e organizacionais; continuar a prestar cuidados de saúde integrados, diferenciados, seguros e de excelência na área da oncologia; promover o ensino e a investigação; garantir o respeito pelos doentes e a prestação humanista dos cuidados. Eis os objetivos do IPO na área da qualidade.
Somos uma instituição de referência na área da oncologia, tanto a nível nacional como internacional, incentivamos o desenvolvimento de uma «cultura de qualidade» orientada para o doente e assente no espírito de equipa e cooperação entre os colaboradores, somos acreditados por organismos nacionais e internacionais.
A qualidade é o resultado de ações planeadas e executadas pelos colaboradores desta instituição, numa perspetiva de trabalho em equipa e de melhoria contínua das boas práticas em oncologia.

Política de Qualidade

  • Prestar cuidados de saúde diferenciados, de qualidade, no domínio da oncologia, em tempo adequado, com eficiência e em ambiente humanizado;
  • Intervir na prevenção da doença oncológica;
  • Otimizar a utilização dos recursos disponíveis;
  • Promover a investigação científica e a investigação em cuidados de saúde no domínio da oncologia;
  • Constituirmo-nos como entidade de referência na elaboração de padrões para a prestação de cuidados oncológicos;
  • Constituirmo-nos como Centro de Referência na implementação do Plano Oncológico Nacional;
  • Integrar a rede de referenciação de oncologia, enquanto plataforma da mais alta diferenciação;
  • Promover o ensino e a formação na área da oncologia, como condição para uma prática excelente;
qualidade
  • Promover a intensificação das atividades de registo oncológico;
  • Prosseguir a melhoria contínua da qualidade;
  • Promover o desenvolvimento profissional dos nossos colaboradores através da responsabilização por resultados, instituindo em simultâneo uma política de incentivos à produtividade, ao desempenho e ao mérito;
  • Desenvolver programas de melhoria da eficiência operacional, tendentes a garantir o equilíbrio económico-financeiro.
  • Em cada serviço do IPO, a responsabilidade pelo cumprimento dos objetivos de qualidade é da responsabilidade dos respetivos diretores.

Acreditação e certificação

Os processos de acreditação e certificação nacionais e internacionais atestam a qualidade das organizações prestadoras de cuidados de saúde e promovem a sua melhoria contínua, consolidando uma cultura de qualidade e segurança e reforçando, ao mesmo tempo, a confiança dos cidadãos e dos profissionais nas instituições.
Em Oncologia, a avaliação da qualidade e da segurança é particularmente importante. O cancro é uma doença grave, afeta a sobrevivência e a qualidade de vida das pessoas e, por isso, a organização e o planeamento de cuidados de saúde nesta área são fundamentais.

O IPO Lisboa está empenhado na melhoria continua da qualidade e da segurança dos cuidados que presta aos doentes, monitoriza continuadamente os diferentes indicadores de gestão e clínicos, avalia resultados, é sujeito a rigorosas auditorias e inspeções externas e está certificado e acreditado por organismos nacionais e internacionais nas mais diversas áreas.

Saiba mais

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies