Conheça-nos

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil E.P.E. (IPO Lisboa) é uma unidade de saúde com quase um século de experiência no tratamento, estudo e investigação do cancro. Prestamos cuidados de saúde altamente especializados e diferenciados, somos o principal hospital oncológico português, estamos certificados como Centro de Referência Nacional no tratamento de vários tipos de cancro pelo Ministério da Saúde, estamos acreditados pela Organization of European Cancer Institutes, temos indicadores de qualidade idênticos aos dos melhores centros de referência internacionais.

O IPO Lisboa é um hospital público do Serviço Nacional de Saúde, desfruta de um enorme capital de prestígio social, médico, técnico e científico e é muito acarinhado por doentes e familiares, que destacam e valorizam a prestação humanista dos cuidados de saúde, que é marca única desta instituição.

 

Com cerca de 1800 trabalhadores – dos quais cerca de 300 médicos, mais de 500 enfermeiros e 200 técnicos de diagnóstico e terapêutica – o IPO Lisboa tem 280 camas e recebe doentes das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores, Madeira e ainda dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Cancro em 2017

Em Portugal, a prevalência do cancro está a aumentar e o número de doentes em tratamento no IPO Lisboa também. Só em 2017 foram assistidos mais de 10 mil novos doentes e, por ano, o Instituto acompanha mais de 57 mil pacientes.

 

A estes números acrescem mais de 36 mil sessões de quimioterapia e mais de 84 mil tratamentos de radioterapia.

 

Quanto ao cancro pediátrico, o IPO Lisboa recebe cerca de 200 novos casos por ano e tem 400 crianças em tratamento.

258.000

CONSULTAS

45.300

CONSULTAS DE PRIMEIRA VEZ

6.800

CIRURGIAS

90

TRANSPLANTES DE MEDULA

Valores e Missão

Missão

Prestação de cuidados de saúde de excelência em todos os domínios de intervenção, promoção e contributo para o ensino pré e pós-graduado e incentivo à investigação, pautando-se por princípios científicos, de humanização, motivação e pertença para os cidadãos e profissionais.

Visão

O IPO afirma-se na criação de valor através de políticas de sustentabilidade, eficiência e reconhecimento externo.

Valores

Expressam e evidenciam o compromisso do IPO em conduzir a sua atividade no melhor interesse dos doentes que serve:

  • Respeito pelos doentes;
  • Práticas humanizadoras;
  • Respeito pelas regras para acesso;
  • Padrões técnicos de excelência (Centros de Referência e certificação nacional e internacional);
  • Inovação e melhoria contínua de qualidade;
  • Valorização dos colaboradores;
  • Eficiência.

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies