Voltar

Orgãos de apoio técnico

ipo-orgaos-de-apoio-tecnico

Comissão de Ética

Zelamos pela salvaguarda da dignidade e da integridade humanas em todas as atividades desenvolvidas no IPO. É nossa responsabilidade pronunciarmo-nos sobre:

 

– Protocolos de investigação científica relativos a ensaios clínicos de diagnóstico ou terapêutica e técnicas experimentais que envolvam seres humanos e seus produtos biológicos;

 

– Pedidos de autorização para a realização de ensaios clínicos e fiscalização da sua execução, garantindo o cumprimento dos aspetos éticos, de segurança e integridade dos sujeitos dos ensaios; – Suspensão ou revogação da autorização para a realização de ensaios clínicos; A Comissão de Ética é composta por sete elementos e inclui médicos, enfermeiros, farmacêuticos, juristas, teólogos, psicólogos, sociólogos ou profissionais de outras áreas das ciências sociais e humanas.

 

Qualquer profissional do instituto, os doentes ou os seus representantes podem pedir pareces à Comissão de Ética através do Conselho de Administração.

Comissão de Qualidade e Segurança do Doente

É nossa responsabilidade garantir que se cumprem todas as normas de qualidade e segurança previstas por lei, e propor novas linhas de orientação nesta área.

 

Estudos, auditorias e inquéritos permitem-nos acompanhar e controlar a execução do plano de ação anual de qualidade, assim como definir indicadores de qualidade, de segurança dos doentes e de resultados em saúde.

 

Coordenamos a gestão do risco clínico e a política de segurança dos doentes com todos os intervenientes, e promovemos o envolvimento e a formação dos profissionais na qualidade e na gestão do risco clínico.

 

Acompanhamos todos os processos de certificação e deacreditação.

Comissão de Farmácia e Terapêutica

É constituída por seis médicos e farmacêuticos, em paridade, sendo um dos médicos o diretor clínico, que presidir à comissão A aquisição de medicamentos que não estão no formulário hospitalar nacional de medicamentos (FHNM), ou a introdução de novos produtos estão dependentes do parecer desta comissão constituída por médicos e farmacêuticos.

 

Elaboramos um formulário de medicamentos privativo do instituto, resultado da avaliação feita a partir do cruzamento do FHNM com a realidade específica do IPO. Também damos parecer sobre o orçamento de medicamentos, orientamos e avaliamos o seu consumo. Podemos também pronunciar-nos, dentro do respeito pelas regras deontológicas, sobre a correção de terapêuticas prescritas aos doentes.

ipo-orgaosdeapoiotecnico2

Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobiano

Prevenir e controlar a infeção hospitalar, e promover corrigir o uso de antibióticos com o objetivo de evitar que se criem resistências são algumas das nossas tarefas.

 

O grupo integra médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros técnicos de saúde. Temos de garantir o cumprimento dos programas de vigilância epidemiológica de infeção associada a cuidados de saúde e de resistências aos antibióticos, e promover e corrigir práticas de prevenção e controlo da infeção, como a higiene das mãos, o uso de equipamento de proteção individual e de controlo ambiental. É nossa responsabilidade garantir as práticas locais de isolamento para contenção de agentes multirresistentes, e assegurar a gestão racional dos recursos de acordo com a gestão das prioridades de risco.

 

Para corrigir as práticas de uso de antibióticos, tanto em profilaxia como em terapêutica, implementamos um programa de assistência à prescrição antibiótica. Colaboramos no processo de notificação de doenças de declaração obrigatória.

 

Unidade Técnica de Proteção e Segurança contra Radiações Ionizantes

A chamada «radiação médica» (radiações ionizantes e não ionizantes) obriga à aplicação de regras estritas de proteção e segurança. Esta unidade tem a responsabilidade de garantir que todas as normas são cumpridas.

 

A unidade auxilia o Conselho de Administração em todos os aspetos relacionados com a proteção dos trabalhadores, doentes e público em matéria de radiações. Contamos com três físicos hospitalares e um médico do serviço de saúde e segurança no trabalho.

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies