Administração

O IPO Lisboa é um estabelecimento do Serviço Nacional de Saúde de natureza pública empresarial, dotado de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

 

O governo do IPO é exercido por um Conselho de Administração, nomeado por resolução do Conselho de Ministros, que determina as linhas de orientação do Instituto nas áreas clínicas e não clínicas, e é responsável pela boa gestão e funcionamento técnico, humano e financeiro, pela qualidade e eficiência da prestação dos cuidados de saúde prestados na instituição.

 

Fazem parte dos órgãos sociais do IPO Lisboa o Conselho Fiscal, que é responsável pelo controlo da legalidade e da boa gestão financeira e patrimonial do Instituto, e o Conselho Consultivo, um órgão de consulta, apoio e participação na definição do plano estratégico e das linhas gerais de atuação.

 

O IPO Lisboa dispõe também de um serviço de auditoria interna, ao qual compete a avaliação dos processos de controlo interno e de gestão de riscos nos domínios contabilístico, financeiro, operacional, informático e de recursos humanos, contribuindo para o seu aperfeiçoamento contínuo.

Dr. João Oliveira

PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa desde novembro de 2018, fez toda a sua carreira profissional no Instituto, onde foi vogal do Conselho de Administração e diretor clínico desde 2012, função que também já tinha exercido entre 2001 e 2005. Licenciado em medicina, tem o curso de Alta Direção em Gestão de Unidades de Saúde, é especialista em Hematologia Clínica e em Oncologia Médica, foi interno de hematologia clínica nos hospitais civis de Lisboa e residente de Oncologia Médica no Institut Gustave Roussy, o principal centro de oncologia em França. Trabalhou no Hospital da CUF e em 1991 entrou no IPO Lisboa, onde desempenhou vários cargos nas áreas clínica e de investigação e foi diretor do Serviço de Oncologia Médica. Integrou diversas comissões científicas e gabinetes de investigação e é membro de várias organizações nacionais e europeias de avaliação e investigação na área clínica e do medicamento, incluindo o INFARMED e a Agência Europeia do Medicamento.

joao freire

Dr. João Geraldes Freire

DIRETOR CLÍNICO E VOGAL EXECUTIVO

O Diretor Clínico do IPO Lisboa é licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e tem pós-graduação em Cuidados Paliativos, pela Universidade Católica Portuguesa. Especialista em Oncologia Médica, era desde 2012 assistente da Direção Clínica. No IPO, coordenou o processo de certificação do Instituto a Centro Integrado de Cuidados Paliativos e Oncologia da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) e faz parte da equipa dos Centros de Referência de cancro do esófago, reto e canal anal. Integra várias organizações nacionais e estrangeiras, incluindo o grupo de investigação em cancro digestivo da European Organisation for Research and Treatment of Cancer, sendo investigador em diversos ensaios clínicos. Foi professor na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e tem atividade docente na NOVA Medical School – Universidade Nova de Lisboa. É membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica do IPO Lisboa e perito clínico do INFARMED e da Agência Europeia do Medicamento (EMA), na área do medicamento.

Enfª. Maria Paula Branco

ENFERMEIRA DIRETORA E VOGAL EXECUTIVA

Licenciada em enfermagem, tem especialização em Saúde Infantil e Pediátrica e foi enfermeira-chefe do Serviço de Pediatria entre 2013 e 2018. Desenvolveu toda a carreira de enfermagem no IPO Lisboa, para onde entrou em 1987 e onde desempenhou diversas funções, em diferentes serviços (além da pediatria, nos serviços de cirurgia geral, ginecologia, urologia, cirurgia plástica, pneumologia e unidade de cuidados intensivos). Também integrou o Gabinete de Educação e Investigação em Enfermagem do IPO, fez parte de comissões técnicas e participou em múltiplos grupos de formação no âmbito da saúde e da educação.

paula branco

Dra. Sandra Gomes Gaspar

VOGAL EXECUTIVA

É vogal executiva do Conselho de Administração do IPO desde 2012. Licenciada em Organização e Gestão de Empresas, diplomada em Administração Hospitalar e com uma pós-graduação em Gestão da Saúde, foi administradora hospitalar no Centro Hospitalar de Lisboa Central, no Hospital de Egas Moniz e na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, entre outros organismos do setor da saúde e da administração pública. Começou a carreira como enfermeira nos hospitais de Santo António dos Capuchos e Curry Cabral, em Lisboa, e esteve por duas vezes como assessora no gabinete do secretário de Estado da Saúde. É membro da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e colabora no Curso de Promoção a Oficial Superior do Exército, módulo Serviços de Saúde.

Dr. Júlio Pedro

VOGAL EXECUTIVO

É vogal executivo do Conselho de Administração do IPO desde 2018. Licenciado em Gestão de Recursos Humanos, tem especialização em Administração Hospitalar. Foi vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, do conselho diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica e do Conselho de Administração do Hospital do Litoral Alentejano. Exerceu funções de administrador hospitalar nos hospitais dos de São José e Egas Moniz, em Lisboa. Começou a carreira como enfermeiro no Hospital de Santo António dos Capuchos. É arguenteconvidado de júris da Escola Nacional de Saúde Pública e leciona na pós-graduaçãode Serviços de Saúde da Universidade Lusíada. Da participação em grupos de trabalho, destaca-se a colaboração com a Comissão para a Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência.

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies